ACONTECEU...
01/01/2011
Nordeste da Austrália se prepara para enchentes de 9 metros
A Austrália enfrentou a primavera mais chuvosa da história, com enchentes em seis sistemas fluviais na região de Queensland e altas temperaturas e alertas de incêndios florestais nos Estados de Victoria e de South Australia.
Daniel Munoz/Reuters | ||
| Carro coberto por águas das enchentes em Bundaberg, em Queensland, na Austrália |
A chuva alagou minas de carvão e atingiu duramente a agricultura, deixando muitas estadas intransitáveis. Há também alertas de crocodilos e cobras nas casas inundadas.
O mar interior que perpassa a região de Queensland está pontilhado de telhados de casas inundadas, ilhas de terreno elevado com rebanhos cercados pela água e pequenos barcos que transportam pessoas e produtos emergenciais.
No sábado, áreas costeiras se preparavam para o pior. Moradores da cidade de Rockhampton eram evacuados em meio à expectativa de que o nível do rio Fitzroy, um dos principais do país, aumente com as chuvas.
01/01/2011
Chuva já danificou 3.700 casas em Minas Gerais
Pelo menos 147 foram totalmente destruídas; 15 pessoas morreram no Estado.
A chuva que atinge Minas Gerais já danificou 3.700 casas, segundo o último balanço da Defesa Civil Estadual. Dessas, pelo menos 147 ficaram totalmente destruídas.
Desde novembro mais de 13.000 pessoas foram expulsas de casa. O balanço da defesa mostra que 11.737 pessoas estão desalojadas e 1.362 estão desabrigadas, ou seja, não têm mais como voltar para casa.
02/01/2011
Terremoto de 7,2 graus atinge o Chile
Um terremoto de 7,1 graus abalou no domingo o centro e o sul do Chile, sem registro de vítimas ou necessidade de um alerta de tsunami, mas milhares de pessoas fugiram para as montanhas por medo de que se repetissem os efeitos do poderoso terremoto e maremoto que afetou o país no início de 2010.
O Serviço Geológico dos Estados Unidos informou que o sismo ocorreu às 18h21 (horário de Brasília) e o epicentro se situou na localidade de Tirúa, 69 quilômetros a nordeste da cidade de Temuco, com uma profundidade de 17 quilômetros.
O instituto sismológico da Universidade do Chile disse que o tremor, que chegou a ser sentido em províncias vizinhas da Argentina, alcançou a magnitude de 6,9 e foram registradas réplicas de menor envergadura, foi forte o suficiente para ser detectado na cidade de São Paulo através de sismógrafos instalados no bairro de Vila Mariana e mantidos pelo Apolo11/Painel Global.
O instituto sismológico da Universidade do Chile disse que o tremor, que chegou a ser sentido em províncias vizinhas da Argentina, alcançou a magnitude de 6,9 e foram registradas réplicas de menor envergadura, foi forte o suficiente para ser detectado na cidade de São Paulo através de sismógrafos instalados no bairro de Vila Mariana e mantidos pelo Apolo11/Painel Global.
Um terremoto de 7.1 graus de magnitude libera a mesma energia que 34 bombas atômicas similares a que destruiu Hiroshima em 1945, ou a explosão de 670 mil toneladas de TNT.
02/01/2011
Cidade americana tem estranha chuva de pássaros negros mortos no Ano-Novo
Agentes estaduais passaram de casa em casa neste domingo na pequena cidade de Beebe, no Arkansas (EUA), para coletar pássaros mortos, após milhares de aves negras terem misteriosamente caído do céu.
| Warren Watkins/AP |
| Pássaro negro na rua Skylark, em Beebe, no Arkansas, após estranha chuva de aves mortas no Ano-Novo |
Os funcionários faziam buscas em Beebe, cidade de cerca de 4.500 pessoas, para coletar por volta de 5.000 pássaros. Eles começaram a cair do céu no final da noite de Ano-Novo, e continuaram até o dia seguinte.
"Pode ter ligação com o clima, ou com estresse", disse Keith Stephens, porta-voz da Comissão de Caça e Pesca do Arkansas. "Houve disparos de fogos de artifícios à meia-noite e é possível que os pássaros estivessem em sua rota e ficaram estressados.
Stephen disse que granizo ou raios dos últimos dias também podem ter feridos as aves, mas ele disse não ter visto sinais físicos de ferimento nos pássaros coletados até então.
Fortes ventos e tornados atingiram o Arkansas no Ano-Novo, com a área mais atingida a mais de 240 km a oeste de Beebe.
Chuvas e deslizamentos nas Filipinas
Entre as vítimas estão oito crianças; mais de 1,3 mil moradores de província buscaram abrigo em um ginásio e escolas.
Deslizamentos de terras e enchentes causadas por chuvas que afetam desde a semana passada o leste e o sul das Filipinas deixaram pelo menos nove mortos, sendo oito deles crianças.
Mais de 1,3 mil moradores locais buscaram abrigo em um ginásio e escolas depois do deslizamento no domingo, disse o prefeito Rico Rentuza. A cidade em Leyte teve um dos piores desastres nas Filipinas em 2006, quando um deslizamento enterrou totalmente a vila de Guinsaugon com mais de 1 mil pessoas.
As inundações já haviam causado na sexta-feira a morte de outras duas pessoas nessa mesma zona da ilha de Luzon, onde cerca de 62 mil pessoas tiveram de buscar refúgio em abrigos para pessoas retiradas de áreas de risco, embora algumas já estejam voltando a suas casas enquanto as chuvas diminuem.
Os temporais também afetaram a ilha de Mindanao, no sul do arquipélago, onde 2 mil pessoas foram retiradas, embora não tenha sido registrada nenhuma vítima.
Publicação: 03-01-2011 21:29 (LUSO)
Navio quebra-gelo tenta socorrer 500 marinheiros imobilizados no Mar de Okhotsk
Um navio quebra-gelo russo estava a dirigir-se hoje em direção a cinco navios imobilizados pelo gelo no Mar de Okhotsk, com cerca de 500 tripulantes a bordo.
Três dos navios estão retidos desde sexta-feira num mar de gelo com cerca de dois metros de espessura. A agência russa Ria-Novosti disse que dois outros navios ficaram imobilizados hoje no mesmo local.
O Mar de Okhotsk banha a península de Kamchatka, no extremo noroeste da Rússia, região assolada desde há vários dias por ventos fortes e tempestades de neve.
Os três navios imobilizados desde sexta-feira - um navo de pesca, um navio-frigorífico e um navio de pesquisa científica - encontram-se no mesmo local, enquanto os dois restantes estão a uma distância de 35 quilometros dos primeiros.
2010 Registrou 950 Catástrofes Naturais no Mundo
Àsia e Américas foram as regiões mais afetadas.
http://www1.folha.uol.com.br
http://www.adllink.com.br
http://noticias.comunidade.com.pt
http://bandab.pron.com.br
http://www.apolo11.com
http://www.apolo11.com